Especial atenção deve ser dada as sinais de autismo, pela sua elevada incidência e também pelo frequente diagnóstico tardio, comprometendo o tratamento e o prognóstico.

A detecção precoce do autismo é fundamental para a imediata intervenção. Até o momento, inexistem exames laboratoriais ou marcadores biológicos para a identificação do autismo, a qual se dá pela avaliação do quadro clínico e pela observação do comportamento.

O autismo aparece, tipicamente, antes dos 3 anos de idade e caracteriza-se por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. As crianças com autismo, quando crescem, desenvolvem habilidades sociais em extensão variada.



O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica problemática e de  condições de ordem psicológica alteradas ,hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Fonte:Aqui

Sinais de Autismo:
  • Alterações do sono variáveis e inespecíficas.
  • Indiferença em relação aos cuidadores, ausência de sorriso social, desconforto quando acolhido no colo e desinteresse pelos estímulos oferecidos. Ex: Brinquedos.
  • Ausência de atenção compartilhada ( não compartilham o foco de atenção com outra pessoa ) e de contato visual ( não estabelecem contato "olho no olho" ).
  • Comportamentos estereotipados ( mexer os dedos em frente aos olhos, movimentos repetitivos da cabeça e ou de antebraços e mãos, andar nas pontas dos pés descalços, balanço do tronco ).
  • Ausência de resposta ao chamado dos pais/cuidadores, aparentando surdez.
  • Aversão ao contato física ( a criança evita relacionar-se com pessoas desde o início da vida ).
  • Ausência de reação de surpresa ou dificuldade para brincar de "faz de conta".
  • Hipersensibilidade a determinados tipos de sons.
  • Ecolia - repetição imediata ou tardia de palavras ou frases.
  • Tendência ao isolamento, autoagressão, inquietação, comportamentos estranhos.
  • Interesses circunscritos ( às vezes, gosta de girar objetos ).
  • Em alguns casos, resença de habilidades especiais ( matemática, musicais e plásticas ).


* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

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