Onda-de-calor-no-Japao-Foto-Kyodo-8562570282465-630x501

O clima no Brasil é muito imprevisível. Alguns dias faz frio, nos outros, um calorzão. Quando a temperatura sobe contribui para o aumento da irritação nos bebês, que ficam mais suscetíveis a brotoejas, dermatites e assaduras. Isso acontece porque a pele deles é mais fina e tem menos pelo do que a dos adultos. Além disso, as glândulas produtoras de suor ainda não estão formadas.

Para deixar seu filhote fresquinho e protegido, siga as recomendações da pediatra Maria Cristina Senna Duarte, mestre em saúde da criança e da mulher e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro:

√ Não exagere no banho O recomendado é tomar, no máximo, dois banhos mornos por dia. O primeiro deve ser com sabonete hipoalergênico ou com pH abaixo de 6, que reduz o risco de alergias, e o segundo apenas com água, para não remover a oleosidade natural da pele do nenê ou ressecá-la.

√ Fralda e camiseta bastam Se o bebê não parar de suar ou o ambiente estiver muito quente, tire a parte de baixo da roupa, deixando-o apenas de fralda e camiseta. Mas, caso prefira levar o pequeno para um lugar mais fresco ou com ar-condicionado, vista-o novamente para que ele não pegue um resfriado.

√ Fique na sombra O ideal é manter o pequeno em locais cobertos e frescos. Se precisar ir com ele para o sol, evite sair entre as 10 e 17 horas, coloque um chapéu de abas largas nele e use um guarda-chuva de material sintético escuro, que ajuda a filtrar a radiação solar. Se o seu filho tiver mais de seis meses, aplique ainda protetor solar específico para crianças em todas as áreas expostas.

√ Prefira tecidos leves Algodão e malha são os mais indicados para vestir o nenê, pois, além de deixar o corpo ‘respirar’, são confortáveis e dão liberdade de movimento. Já as fibras sintéticas, como náilon, retêm o calor, incomodam o bebê e contribuem para o aparecimento de assaduras e brotoejas.

√ Dê bastante líquido Se o baixinho tiver menos de seis meses e mamar no peito, ele não precisa beber água, mesmo que o calor esteja forte. Isso porque o leite materno supre todas as necessidades da criança, e quando dado no intervalo certo – ou seja, a cada três horas – ainda previne a desidratação. Já os maiores de seis meses devem, além do leite materno, tomar água, suco de frutas ou água de coco.

√ Tire as colchas do carrinho Assim você evita que a temperatura aumente, fazendo o bebê suar ainda mais e ficar incomodado.

√ Refresque o quarto O ambiente onde o nenê dorme deve ser bem arejado e, de preferência, não ter cortinas ou tapetes para não acumular poeira ou deixá-lo quente demais. Quanto ao ar-condicionado, ele pode ser usado desde que em temperatura moderada e que o filtro seja lavado uma vez por semana. Os ventiladores de teto são contraindicados, pois espalham poeira e ácaros no ar.

√ Libere a brincadeira na água Desde que o bebê sente com firmeza, você pode colocá-lo na banheira ou na minipiscina inflável. Só fique atenta à temperatura da água, que não pode ser muito fria.

beber-agua-hidratacao-infantil-1-250x222

Blog_Beiramar_Picole_Caseiro

imagem2-10

Fonte: Daqui